Bem-vindo ao nosso blog! Aqui você encontra dicas sobre iluminação, decoração e tendências, tudo feito com muito carinho <3

Dicas para escolher a iluminação certa para cada ambiente da casa

Dicas

Um bom projeto de iluminação vai garantir a redução de custos com a manutenção dos produtos e das lâmpadas, assim como também a redução na conta de energia. No entanto, a iluminação tem um papel importante para a nossa saúde

Então, resolvemos trazer algumas dicas para escolher a iluminação certa para cada cômodo, já que nossas atividades são diferentes em cada um deles. Acompanhe! 

Um projeto de iluminação encontra o melhor para cada cômodo 

O projeto de iluminação cria ambientes com iluminação adequada, seja ela artificial ou natural, levando em conta sua distribuição bem difusa que evita incômodos ou sombras – que dificultam nossas atividades do dia a dia. 

A melhor iluminação para cada cômodo 

Cada cômodo tem a sua peculiaridade, pois em cada um deles, realizamos uma atividade diferente, que necessita de mais ou menos incidência de luz, outros que podemos casar com a iluminação natural. Então como decidir qual o correto? Se liga nessas dicas!

1. COZINHA 

Este cômodo exige uma iluminação mais forte, não só para o preparo dos alimentos de uma maneira melhor, como também para evitar o cansaço na visão de quem cozinha. Porque, como já vimos, uma iluminação correta também é saúde. 

Para a cozinha, a cor da lâmpada é neutra. Mas na bancada onde são preparados os alimentos, pode-se focar em uma luz mais forte. Também é possível apostar na iluminação natural

Pendentes e placas de LED são boas escolhas para este cômodo. 

2. SALA DE ESTAR 

Este ambiente é bem versátil. Por ser um lugar onde se pode assistir TV, reunir amigos e até realizar refeições, o projeto de iluminação pode levar em conta todas essas peculiaridades e encontrar a melhor solução. 

Neste espaço, a iluminação indireta é a mais indicada com o uso de luminárias, pendentes, abajur e arandelas. 

3. SALA DE JANTAR

A sala de jantar é um local que consegue integrar muito bem a iluminação com a decoração. Os lustres, por exemplo, podem impressionar pela beleza e, ao mesmo, cumprir a função de uma iluminação mais forte, principalmente sobre a mesa das refeições

4. QUARTO 

Neste cômodo, uma iluminação uniforme e agradável é uma ótima escolha, proporcionando uma luz central para o ambiente, aliando com pontos de luz focados em outros cantos do espaço.

Por exemplo, uma luz indireta com fitas de LED, abajur ou uma luminária ao lado da cama para quem gosta de ler antes de dormir. 

No geral, o quarto pede por aconchego, então uma iluminação fraca proporciona um local mais acolhedor, sem esquecer de focos mais fortes se a atividade exigir. 

5. ESCRITÓRIO 

Uma luz fraca dificulta a visão e o trabalho, por isso, no escritório, ela precisa ser mais forte. Então, luminárias podem ser ótimas escolhas para iluminar de formas diferentes os nichos deste cômodo. 

Para leitura e trabalho, uma luminária de mesa é uma escolha para quem gosta de mais foco, o que contribui também para a saúde dos olhos. 

As fitas ou perfis de led são fáceis de embutir nas prateleiras dos móveis e os deixam lindos e funcionais, dando destaque para toda a decoração. Importante aqui escolher lâmpadas mais frias, que não irão danificar os objetos do móvel. 

6. BANHEIRO 

Neste cômodo, a iluminação pode ser mais intensa, porém além desta escolha mais geral, é importante escolher uma luz mais focada para iluminar a bancada do banheiro. Aqui a escolha se faz necessária pois é um local onde as mulheres costumam fazer maquiagem, e os homens, a barba. 

Dica extra: Aproveite a luz natural 

A iluminação natural é uma escolha que traz muitos benefícios para nossa saúde, economia de energia e para a sustentabilidade do planeta.  

Conte com quem entende do assunto 

Um profissional te ajuda a encontrar a iluminação de acordo com o seu estilo de vida, por isso, se estiver pensando em mudar algo na iluminação de sua casa e ter mais qualidade de vida, converse com um arquiteto e, claro, depois pode contar com a Progettare na hora de escolher o produto certo.